29 de julho de 2016

Sobre o Jesus Renasce

jesus-renasce-logoTodos os sábados às 17h acontece o encontro do Grupo de Oração Jovem Jesus Renasce, na Comunidade São Paulo da Cruz, no Guaraituba. O primeiro encontro do grupo aconteceu dia 22 de Julho de 2007, com o intuito de mostrar para a junventude, o quanto somos amados por Deus.

O grupo surgiu apartir do Grupo de Oração misto (adulto e jovem) que possui o mesmo nome, Jesus Renasce. Onde jovens que tiveram uma experiência de oração, sentiram a necessidade de que outros jovens também tivessem uma vida de oração e santidade. Ainda hoje, aqueles que iniciaram o grupo continuam contribuindo com a Igreja, atuando em Missas, retiros, encontros de oração, Pastorais e movimentos da Igreja Católica.

Em cada fim de semana partilhamos a palavras de Deus, intercedemos por nossas famílias, amigos, e por toda a Igreja. Através da vivência do amor de Deus, manifestado no Espírito Santo, buscamos ser jovens que anúnciam o evangélio através de ações concretas e testemunho de vida, afim de sermos Sal da Terra e Luz do Mundo.

Nascendo no seio do movimento da Renovação Carismática Católica, o G.O.J. Jesus Renasce, a 8 anos, proporciona Noites e Tardes de Louvor, Retiros, Luais, Paixão de Cristo, Trilhas, e eventos esportivos, tudo isso movido pela ação do Espírito Santo e pela Intercessão da Virgem Maria.

O Ministério Jovem, ou Grupo de Oração Jovem, como o próprio nome sugere, é a equipe responsável, dentro da RCC, pelo trabalho de evangelização da juventude dentro do que é próprio deste estado de vida. Isso significa evangelizar, formar, assistir, orientar e motivar os jovens a partir da identidade da RCC, inserindo-os na vida da Igreja.
A formação humana, espiritual e vocacional são as bases para que o jovem se torne protagonista na Igreja e na sociedade. Tudo isso a fim de proporcionar a oportunidade de ter o encontro pessoal com Jesus Cristo, permitindo assim que o jovem responda ao chamado de Deus e sejam construtores da civilização do amor.

Este ano, nos dias 09, 10 e 11 de Setembro, o Jesus Renasce realizará a terceira edição do Retiro para Jovens Sopro de Vida, com o tema “Jovem, toma sua Cruz e segue-me”, e guiados pela Palavra “Conheces aquele que existe desde o principio”, 1 João 2. O local do retiro será no Seminário Maior dos Padres Palotinos, no Cajuru. O retiro terá muita música, animação, Adoração ao Santíssimo, pregações, dinâmicas, levando os jovens a fazerem uma reflexão profunda sobre tudo aquilo que recebemos de Deus de forma gratuita.

O primeiro foi em Fevereiro de 2011, na Comunidade Âmi (Maria Mãe da Igreja). O Segundo foi em Novembro de 2015 no Seminário Maior dos Padres Palotinos. Cada encontro e retiro se torna um divisor de águas na vida dos jovens, que são chamados a seguir o caminho de Jesus e buscar as coisas do alto.

Após o primeiro Sopro de Vida, nota-se os frutos espalhados em diversas Comunidades da nossa Paróquia. Jovens que a quatro anos atrás, ouviram o chamado de Deus e hoje são acólitos, músicos, catequistas, missionários, ajudando em outros Movimentos e Pastorais. Jovens que deram seu SIM e entregaram os dons que não conheciam, a serviço de Deus.

O segundo Sopro de Vida despertou nos jovens a vontade de adorar ao Deus de amor e a vontade de ser intercessor, assim como Maria e ter uma verdadeira vida de oração em busca da Santidade.

E é isso que queremos com o segundo Retiro para Jovens (Sopro de Vida). Convide um jovem de sua comunidade para participar do retiro, se encontrar com Deus, e também fazer parte dessa história que transforma vidas.

Papa Bento XVI convidou os jovens a serem “Santos de Calça Jeans”. Santos que estão no mundo, mas não vivem para o mundo. Buscar a santidade é um convite feito não só a juventude, mas a todos que a rodeiam. Mas, começar pelo jovem levará sua família, seu grupo de amigos, seus conhecidos a quererem ser melhores.